sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Resenha: A Menina que Tinha Dons




Título: A Menina Que Tinha Dons

Autor: M. R. Carey


Editora: Fábrica 231


Ano: 2014


Número de Páginas: 381


Nota: 9/10





A Menina que Tinha Dons é um livro de ficção científica, suspense, zumbis e apocalipse. Feito com uma narrativa inteligentíssima, o autor M. R. Carey conseguiu passar uma história que não é a única do gênero (apocalipse zumbi),  porém nos traz de uma forma super intrigante a história de Melanie. 

antes você diga "esse livro não é para mim pois não gosto de livros de zumbis ou suspense", espere um pouco, pois eu mesma até começar a ler "A Menina que Tinha Dons"  não era muito fã de livros desses gêneros. E depois de ler acabei me apaixonando por ambos, e  até comecei, e acabei, de assistir todas as temporadas de  The Walking Dead!

E essa identificação com o livro veio porque ele conta a história do
apocalipse num tom mais suave, focando mais na personagem principal e menos no que acontece ao redor do mundo. Então a história possui o suspense e o terror, só que não choca tanto. 

E o nome do livro é outra coisa interessante, pois ele foi não foi dedicado a personagem principal, Melanie, mas sim a uma personagem grega que ela admira muito, e da qual queria ter o nome igual, Pandora. Pandora é uma personagem da mitologia grega a qual foi a primeira mulher a ser criada por Zeus, e o significado do nome Pandora é "a que possui todos os dons". (Pois é, a capa do livro engana)


Mas o que intriga neste livro é que ele conta um lado diferente da história: a personagem principal é portadora do vírus que dizimou a Terra. E então surgem aquelas perguntas,  ela é uma zumbi? Como ela pode pensar? Como assim???

A trama vai se tornando cada vez mais interessante,  pois a todo momento se tenta descobrir  a história de Melanie e de como a existência dela traz uma importante descoberta para a humanidade, afinal ela é diferente e age como humana, e tudo isso após vinte anos do apocalipse. Sendo que apenas uma pequena parte da raça humana sobreviveu (e um dos polos de sobreviventes está localizado na Inglaterra), país no qual é narrada a história. 

Melanie vive em uma base militar na Inglaterra longe do polo de sobreviventes. Nessa base ela e outras crianças são trancada em celas, e só saem delas quando estão amarradas em uma cadeira de rodas para ir à sala de aula. Em resumo, isso é tudo que a menina já viu do mundo: sua cela, o corredor, a sala de aula e, é claro, seus professores.

De todos os professores ela tem um amor imenso por sua professora Justineau. E boa parte disso se deve ao fato de que Justineau é a única que trata  Melanie, e seus colegas de turma, com carinho e atenção. Todos os outros são frios com eles, principalmente o Sargento Parks e seus guardas, que além de vigiarem os corredores e prenderem as crianças às cadeiras de rodas, assistem as aulas armados. 

 Mas Melanie, de todas as outras crianças, é a mais inteligente, ela possui uma capacidade incrível de percepção, além de armazenar milhares de informações com facilidade e liga-las de uma forma fora do comum. É quase um Gênio. E seu maior sonho é ter uma vida normal, pois nunca entendeu porque a tratam tão mal. 

E é com essa perspicácia que Melanie desconfia do que esteja acontecendo, quando alguns de seus colegas de turma começam a sumir durante o decorrer dos meses, sempre depois de visitar a Doutora da base militar, Caldwell. 

A Dra. Caldwell  que é uma cientista que não só presenciou a infestação de zumbis ao redor do mundo, como tenta a todo custo descobrir uma cura desde então. E para isso faz diversos experimentos científicos na base militar, e sua maior esperança está em Melanie...

Após um ocorrido todos tem que deixar a base, mas somente Melanie, Justineau, Caldwell, o Sargento Parks e seu soldado Galagher conseguem fugir. Lançados ao mundo sem comunicação, eles tentam encontrar uma maneira de chegar ao polo de sobreviventes. E é nessa jornada árdua, em um mundo cheio de perigos, que Melanie começa a descobrir sua verdadeira natureza e a história de sua vida. Onde Caldwell está cada vez mais perto de sua tão sonhada cura. E a relação de afeto entre a Justineau e Melanie cresce. 

Se eles chegam a base de sobreviventes; se Caldwell acha a cura; e se Melanie consegue ter uma vida normal com que tanto sonha; só lendo o livro para descobrir.
Mas já adianto, eu não esperava por aquele final, simplesmente fiquei chocada, e fiquei pensando nele por dias depois de terminar o livro, tentando compreender o ia acontecer depois.

Enfim, a história é tentadora, e eu particularmente gostei muito. A propósito selecionei dois videos para quem quer ter uma noção melhor da história, o primeiro é o Booktrailer do livro e o segundo é o trailer do filme. Exato, para aqueles que gostam de uma adaptação literária o livro irá virar filme! Porém ainda não tem previsão de estreia no Brasil . 
De qualquer forma assistam aos trailers maravilhosos:




Booktrailer: A Menina que Tinha Dons 




Trailer do Filme A Menina que Tinha Dons


E por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha e comentem depois se já leram ou se gostaram da resenha 😉. 

Até qualquer post!
Mari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário